top of page

PROJETO EDUCOMUNICAÇÃO CEMAQ Transformando o meio ambiente escolar

JUSTIFICATIVA

Diante do efetivo avanço na utilização dos meios de comunicação e das redes sociais em cada ambiente existente na cidade de Gentio do Ouro, consideramos que no ambiente escolar, essas ferramentas precisam ser utilizadas de maneira consciente, responsável, harmônica e que estimule todos os estudantes na construção de aprendizagens significativas.

As redes sociais não poderão ser instrumento de discrepância entre alunos, professores e gestores escolares. O ambiente escolar tem que ser propício para a conscientização do uso ético e com responsabilidade dos meios e ferramentas tecnológicos que surgirem, agregando valores e motivando os alunos.

Hoje, o uso da tecnologia está presente, e para quase todos da comunidade escolar poder utilizar, mas, contudo, para melhorar o acesso aos meios de informação, nós professores precisamos sair do lugar comum, da zona de conforto e não ficarmos estanques ou inerte diante de tanto aparato tecnológico, portanto, o acesso precisa ser compartilhado, utilizado e fundamentalmente inserido na escola como meio de cognição efetiva de estudantes, educadores e toda comunidade escolar.

Contudo, e do mesmo modo, a utilização da comunicação, não somente nas redes sociais, como também, em panfletos, impressos, boletins e informativos que possam circular nas escolas e em outros meios.

Portanto, urge um novo olhar, não é o proibir, não é criminalizar, que quebraremos paradigmas, mas, utilizar juntamente com os alunos de suas ferramentas prediletas, isso os motivará, propiciando uma abertura maior aos vários saberes.

OBJETIVOS

  • Desenvolver competências importantes na construção de meio ambiente escolar.

  • Interferir no cotidiano escolar com uma nova dinâmica de trabalho comunicativo.

  • Possibilitar o uso adequado e responsável das redes sociais.

  • Produzir através de saídas fotográficas, imagens que retrate o cotidiano e a cultura local, ressignificando-os através uma aprendizagem contextualizada.

  • Construir instrumentos de avaliação, participação, interação com o público alvo do projeto, através das redes sociais.

  • Elaboração de boletins informativos que contemplem a diversidade temática discutida em sala de aula, relacionando também, com o meio em que vivem.

,

Posts Destacados
Posts Recentes
Procure por Tags
Nenhum tag.
Siga
  • Google+ Long Shadow
  • Facebook Long Shadow
  • LinkedIn Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
bottom of page